Fazer do lixo um negócio é o conceito que a TerraCycle traz para o Brasil. Criada nos Estados Unidos em 2007, a empresa conta com a parceria de marcas e consumidores engajados no tema da sustentabilidade para recolher embalagens que seriam descartadas e dar origem a novos produtos. Hoje, países como Inglaterra, Canadá e México participam do projeto que, apenas nos Estados Unidos, envolveu 10 milhões de pessoas e ajudou a evitar o desperdício de cerca de um bilhão e meio de embalagens nos últimos três anos.
Há dois meses no país, a TerraCycle reúne mais de 25 mil consumidores nas chamadas Brigadas, formadas por pessoas que se reúnem para coletar e enviar embalagens para a empresa. No período, foram destinadas 11mil unidades de embalagens para a reciclagem. Os resíduos dão origem a produtos como mochilas, estojos e bolsas, e são vendidos nas lojas.
As marcas por enquanto são as únicas parceiras do projeto brasileiro, que no exterior conta com a ajuda de nomes de peso.
Conciencia
Forme um time de coleta (organização, vizinhança, prédios residenciais, etc) e eleja um representante que fará o cadastro no site da TerraCycle.
Em vez de jogar no lixo, o time vai juntar embalagens de salgadinho, bolacha, suco em pó, entre outras feitas com materiais que misturam papel e alumínio. Ao completar 100 unidades, basta colocar as embalagens em uma caixa, utilizar as etiquetas pré-pagas para envio – disponibilizadas pelo site – e enviar pelo Correio.
O envio é gratuito e todo material entregue pelo time é transformado em novos produtos que podem ser encontrados em lojas varejistas espalhadas pelo país.
Saiba mais sobre o projeto e como montar um time acessando o site www.terracycle.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário