País está em 22º lugar no ranking mundial
Se fosse uma marca multinacional, o Brasil estaria um pouco longe do Top of Mind. De acordo com o especialista em “nation branding”, Simon Anholt, a marca Brasil está em 22º lugar no ranking mundial. Anholt mostrará o porquê desta posição no “Brand Brasil 2010 – O valor da marca de um país”, evento que acontece nos dias 10 e 11 deste mês em São Paulo.
Atualmente a marca Brasil equivale a US$ 255 bilhões, mesmo estando na 8ª posição entre as maiores economias do planeta. Os principais motivos desta discrepância são as exportações baseada principalmente em commodities, o que faz do país o último colocado se comprarado aos países do BRIC. As cinco primeiras “marcas” do ranking são EUA (US$ 19.735 tri), Japão (US$ 9.590 trilhões ), Alemanha (US$ 5.396 trilhões ), Reino Unido (US$ 3.560 trilhões ) e França (US$ 3.168 trilhões ).
Confira o ranking das 10 marcas mais valiosas:
Evento mundial revela futuro profissional de Marketing
A ESPM e a Marketing Vision serão as responsáveis pela Global Academic Challenge no Brasil. A parceria resultará no desafio acadêmico entre universidades de negócios do mundo todo com o objetivo de descobrir jovens profissionais de Marketing.
O desafio reúne jovens dos cinco continentes e, no Brasil, os alunos da ESPM do Rio, de São Paulo e do Rio Grande do Sul poderão participar desde que estejam cursando entre o 4º e o 8º período do curso de Relações Internacionais, Comunicação Social, Design ou Administração.
A competição será feita em grupos e a Marketing Vision avaliará um membro da equipe brasileira, caso saia vencedora, para um possível contrato. O grupo vitorioso deverá eleger um representante para a cerimônia de premiação Globes MAA 2010, que acontecerá em Washington, nos EUA. As inscrições devem ser feitas no site www.vaiencarar.net.br até o dia 15 de maio.
Lojas de São Paulo descumprem o CDC e são multadas
O Dia das Mães não traz somente lucro e faturamento aos lojistas. O Procon-SP realizou uma operação entre os dias 19 e 23 de abril no comércio de rua e shoppings da cidade e o que se viu não condiz com a felicidade da data. A entidade mostra que pelo menos 24% das lojas pesquisadas descumprem o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Ao todo, o Procon-SP autuou 96 dos 403 estabelecimentos visitados. Entre as irregularidades apontadas, a omissão de preços de produtos expostos e o prazo de validade vencido são os mais comuns. A fiscalização feita pelo órgão autuou também empresas que oferecem preços diferenciados para pagamentos à vista com dinheiro e com cartão.
Além disso, as companhias que impõem limite mínimo para compras com cartão também foram notificadas, assim como as que apresentaram produtos sem prazo de validade. A punição para estes lojistas pode chegar a R$ 3,2 milhões por conta de processo administrativo movido pelo Procon-SP.
Outro órgão também realizou a “Operação Dia das Mães” foi o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), que autuou 70 das 152 lojas visitadas desde o dia 3 de maio. A estratégia do Ipem-SP é aproveitar o Dia das Mães para fiscalizar lojas de produtos têxteis.
Para isso, foram delegadas oito equipes para bairros da Grande São Paulo que registraram falta de informações e explicações sobre conservação. Dos 155.134 produtos verificados, 3.760 apresentaram irregularidades. Todas as empresas autuadas têm dez dias para apresentar sua defesa à Procuradoria Jurídica do Ipem-SP e a multa varia de R$ 50 a R$ 100 mil.
Por Thiago Terra - Mundo Marketing
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